
É com muita alegria que apresento o pediatra para vocês, esse profissional da qual faço parte com muita honra e admiração que está todos os dias ao lado de famílias, envolvidos na evolução e melhor conduta para ajudar pequenos a ser grandes e orgulhar seus pais por todas as conquistas.
Pediatra: Quem é esse profissional?
O pediatra é o profissional formado em medicina e especializado em pediatria, especialidade que estuda, diagnostica, trata e previne patologias que acometem as crianças, desde o momento da gestação, passando pela infância até a adolescência.
Tem papel fundamental no acolhimento à criança, adolescente e família. Importante escolher o pediatra que esteja sempre ao lado da sua familia.
O termo “pediatria” é relativamente novo tem origem na junção de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura), criado em 1880.
O pediatra atua na atenção e ajuda aos pais na segurança, crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente e quando algum problema de saúde ocorre, tratamos a criança para que volte ao crescimento e desenvolvimento normal novamente.
O melhor médico para atender seu filho é um pediatra que tenha um título emitido pela Sociedade de Pediatria e que esteja devidamente credenciado pelo Conselho Regional de Medicina.
Quem é a Dra Gisele?

- 22 anos de experiência em Pediatria e Neonatologia;
- Estágio na UTI Neonatal da University of Miami Miller School of Medicine;
- Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.
- Atuo como Pediatra e Neonatologista, no meu consultório “Espaço Pediátrico Evoluir” no bairro Campo Belo, na cidade de São Paulo.
- Desde o início da faculdade a pediatria foi minha grande paixão, ver seres tão pequeninos, minúsculos, vencendo cada momento dentro de uma UTI neonatal e progredindo para uma infância saudável, foi sempre muito inspirador.
- Acredito muito que estar ao lado dos pais, conhecendo todo o histórico da criança desde a barriga da mãe, passando por toda infância e adolescência, é o melhor caminho para um adulto saudável.
- No meu consultório vejo muitas famílias sendo construídas com muito amor, muitas vezes Pais inseguros em um momento novo em que estão vivendo, Mães passando pela turbulência emocional e hormonal do pós parto, precisando na primeira consulta com muito carinho, acolhimento e informações. Para que possam evoluir como Pais junto aos seus filhos, criando crianças com boa autoestima, seguras e saudáveis.
Veja depoimentos de pacientes que já consultaram com a Dra Gisele:
1. O Pediatra e a Puericultura
A puericultura é o nome que se dá para as consultas periódicas das crianças, com o objetivo de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento, e prevenir o surgimento de doenças, inclusive realizar o diagnóstico precoce de algumas delas. Durante a puericultura os pediatras orientam os pais de forma educativa, a promover a saúde da criança. Nessas consultas aumentamos a interação com os pais, tornando a relação médico paciente mais restrita e amigável.
O que será avaliado nessas consultas de puericultura:
- Crescimento: Avaliar curva de crescimento, altura, peso, perímetro cefálico;
- Desenvolvimento motor e de linguagem;
- Avaliação do estado nutricional: Adequar amamentação, introdução alimentar, ajudar na escolha de alimentos saudáveis, vitaminas, avaliação individualizada para cada criança;
- Sono: rotina do sono noturno
- Orientação sobre vacinas;
· Desempenho escolar;
- · Produtos usados na criança: como escolher o sabonete, shampoo, protetor solar, pomadas, lenços umedecidos, repelentes.
2. O Pediatra e o Diagnóstico e tratamento de doenças:
Os pediatras são treinados para diagnosticar e tratar uma ampla variedade de doenças que afetam crianças, desde infecções comuns até condições mais complexas. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: eles monitoram o crescimento físico, desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças em cada estágio da infância e adolescência.
Entre os problemas que podem ser tratados estão:
- Catapora
- Mão, pé, boca
- Caxumba
- Alergias na pele
- Rinites
- Infecções no ouvido
- Infecções na garganta
- Diarreia
- Vômitos
- Gripes
- Pneumonia
- Meningite
- Verminoses
- Micoses
3. O Pediatra e os cuidados preventivos:
Os pediatras oferecem orientações sobre prevenção de doenças, vacinação e estilo de vida saudável para garantir o bem-estar contínuo das crianças.
4. O Pediatra e o Aconselhamento aos pais:
Os pediatras oferecem suporte e aconselhamento aos pais sobre questões relacionadas à saúde infantil, incluindo nutrição, sono, comportamento e desenvolvimento emocional.
É muito importante nesse momento a confiança e segurança dos pais no profissional que está cuidando da sua maior riqueza.
5. O Pediatra e o encaminhamento a especialistas:
Os pediatras, quando necessário, encaminham as crianças a especialistas médico como pneumologista, alergista, endocrinologista, neurologista, cirurgiões, geneticista. Em suma, os pediatras desempenham um papel crucial na promoção da saúde e no bem-estar das crianças, fornecendo cuidados abrangentes e personalizados desde o nascimento até a adolescência.
6. O Pediatra e a consulta do pré natal:
A SBP e a Agência Nacional de Saúde (ANS) recomendam a consulta ao pediatra ainda pré natal, para a intervenção e prevenção de doenças crônicas.
Os primeiros mil dias de vida da criança, ou seja, compreende desde a gravidez até a criança completar três anos, são considerados essenciais para o desenvolvimento do sistema imunológico, neurológico, ósseo, muscular e para a parte cognitiva da criança.
Nessa consulta a mãe já será informada sobre todos os cuidados na sala de parto, teste do pezinho, amamentação, enxoval, tirar dúvidas sobre alguma doença diagnosticada na gestação.
7. O Pediatra na consulta multiprofissional:
Em alguns casos o pediatra vai encaminhar seu filho para profissionais para ajudar nos cuidados dependendo da necessidade, como o fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional.
FONTE: Sociedade Brasileira de Pediatria
Leia também:
https://dragiseletrasfereti.com.br/2024/05/20/bronquiolite-o-que-saber/https://dragiseletrasfereti.com.br/2024/05/11/desenvolvimento-motor/